Lula e o seu golpe

Lula é mesmo sensacional. Prestes a ser reeleito, não lembra em quase nada o que foi e representou no passado recente. O que mais me irrita nele é exatamente esse ponto. Não propriamente o fato de ele ter mudado, afinal as pessoas mudam e evoluem (ou não). Mas a discrepância entre o que ele disse antes de ser governo e agora que é governo.

O “Bolsa-Esmola”, por exemplo, que o PT tanto metia o pau quando FHC era presidente, hoje virou um dos seus principais mecanismos de obtenção de votos.

Esses dias alguém falou em tom de brincadeira que o povo brasileiro foi comprado pra votar no Lula. Eu falei: “Literalmente”. Contentar pobre é muito fácil – que o diga Sarney, ACM, Jader Barbalho etc.

Na economia, Lula deu apenas continuidade à política do governo passado e não teve coragem de peitar uma única vez o mercado financeiro (o que quer que isso seja). Isso porque, antes, a política econômica era “criminosa”, “irracional”, “estapafúrdia” e, palavrinha mágica, “neoliberal”.

A atitude da cúpula do governo e dos petistas durante os escândalos foi outra coisa extremamente nojenta. Culpar a grande mídia, a elite? E a dancinha da deputada gorda? E isso porque se faziam de guardiões da moral na política.

E as aberrações tipo Marilena Chauí e Paulo Betti? Nojento, nojento. E as alianças? (O “pragmatismo na política”.) E o “nunca antes na história desse país…”? E a postura de não dar entrevistas nos primeros anos do governo? E a ausência em debates, agora na corrida eleitoral?

Mas como ia dizendo: Lula deu um verdadeiro golpe de mestre: afagou os pobres e foi manso e caridoso com o mercado. Fatura garantida.

(Em agosto de 2006)

Anúncios
Esse post foi publicado em Brasil, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s