Muito natural que tenha

E no Brasil, tem racismo também de negro contra branco, como nos Estados Unidos?
Eu acho natural que tenha. Mas não é na mesma dimensão que nos Estados Unidos. Não é racismo quando um negro se insurge contra um branco. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um negro de não querer conviver com um branco, ou não gostar de um branco, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou.

Essa aí foi a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial, em entrevista à BBC Brasil. Impressiona como ela não sabe sequer o que racismo significa, exercendo o cargo que exerce. “Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros.” Isso não é racismo. Isso pode ser tudo menos racismo. (E uma maioria é, necessariamente, numérica.)

Do Houaiss, sobre racismo: conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias; doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras; preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente, considerada inferior; atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas.

Entrando no mérito da questão, a declaração da ministra é essencialmente racista, embora ela diga não achar uma “coisa boa” ou não querer incitar ódio racial. Me lembrou um pouco dos que defendiam a escravidão como coisa natural e os negros como naturalmente inferiores.

(Em março de 2007)

Anúncios
Esse post foi publicado em Brasil, Nonsense. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s