Dois extremos

Recebi ontem, quando ia pra faculdade, um panfleto que dizia que Heloísa Helena estará em Campinas amanhã, para “atividades públicas”. Tive uma curta crise de riso ao ler que ela fará “panfletagem e coleta de assinaturas no centro da cidade sobre o plebiscito de reestatização da Vale do Rio Doce”. Depois, no plenário da câmara, receberá a medalha Dorcelina Folador, com “ato político na sequência da entrega solene”.

Depois da curta crise de riso, sobretudo pela reestatização da Vale, me veio uma sensação de mal estar mesmo. (Logo depois, eu lembrei que em uma aula um pessoal – dois caras, um com a camiseta do Che Guevara – do DA pediu a palavra para falar de eleições “livres e democráticas” e que todos deveriam cobrar a faculdade por mais computadores nos laboratórios e mais espaço no refeitório, cito quase que literalmente, “pois, como a própria faculdade admite que não dá conta de atender a todos, podemos ficar sem comida no intervalo”. Houve uma certa risada por parte de alguns por esse “sem comida no intervalo”. Quis perguntar se eles cobrariam a faculdade por melhores professores e aulas decentes, mas achei melhor deixar quieto. Esqueci que esse povo não costuma frequentar as aulas…)

Na aula, uma seção de vídeo. No filme, um sujeito, daqueles liberais velhões dos EUA, faz uma ode ao “progresso” e à iniciativa privada. Chega a dizer que tudo deveria ser propriedade privada (água, ar, todos os cantos) e que é assim mesmo que o mundo é. O duro é ver Noam Chomsky e Michael Moore (sim… ) fazerem o contraponto.

Volto pra casa, cansado.

E só um comentário curto: parece que muitos liberais não entendem muito bem o que quer dizer “boa moral” e, hmm, humanitarismo. Do outro lado, muitos não entendem muito bem o mundo onde vivem e querem um humanitarismo que nunca existiu e nem nunca existirá (além de serem, digamos, grossos em economia).

Anúncios
Esse post foi publicado em Egotrip, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s