Veja e Nassif

Há algumas coisas engraçadas nessa discussão sobre o jornalismo praticado pela revista “Veja”. Luís Nassif vem publicando uma série de textos sobre a revista. E muita gente vem saudando como “jornalismo independente”. Na série, Nassif denuncia muitos “jogos de interesse” por trás das matérias. Em algumas coisas, até acho bem provável o que ele diz. Noutras, pura bobagem.

Nassif também tem interesses por trás, cabe destacar. Trabalha pro iG, cuja controladora é a Brasil Telecom, que vive às turras com Daniel Dantas. O que faz Nassif? Solta a lenha em Daniel Dantas e suas “relações com jornalistas” de “Veja”. Elementar. Seguindo sua lógica, também poderíamos supor que escreve “a soldo” de interesses escusos.

E há mais. Em uma coluna em “Veja”, Diogo Mainardi revelou que Nassif havia publicado um texto com trechos idênticos (até nos erros) a um release emitido por Luiz Roberto Demarco (dono da tal “lojinha do PT”), que também está na briga com Daniel Dantas. Nassif viu sua credibilidade cair, e muito, por conta deste episódio. Foi inclusive demitido do jornal “Folha de S. Paulo”.

Na série sobre a “Veja”, Nassif pinta Mainardi como jornalista inexperiente (“jornalista sela”, que monta em qualquer coisa), sugerindo que faz o jogo de Daniel Dantas ou por ser ingênuo ou por agir de má-fé, mesmo. Vai dizer que isso não é vingança?

Apesar de eu não ser leitor de “Veja” – leio apenas as colunas de Mainardi e eventualmente uma ou outra coisa -, acho que ela cumpre importante papel neste governo Lula. É a única que parte pro confronto direto.

Como já disse aqui uma vez, “Veja” faz jornalismo e toma partido. Não vejo nenhum problema nisso. “CartaCapital” também o faz, e não vejo seus leitores reclamando disso. Pelo contrário.

“Veja” pega pesado, algumas vezes? Pega, sim. Acho saudável, até, perante este governo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Brasil, Jornalismo, Nonsense. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Veja e Nassif

  1. Wilmair disse:

    No Jornalismo não se “toma partido”, apenas se transmite a notícia, mas a Veja não está preocupado com isso, tanto que o pseudo jornalista fala o que bem entende… E os leitores não reclamam, por não possuir inteligência intelectual para isso. O problema do Dantas com Brasil Telecom já é antigo, o Nassif pode estar fazendo uma “perseguição” mas é no mínimo suspeito essas denúncias envolvendo a Veja e o Daniel Dantas. Outro jornalistas também denunciam apoio “estranhos” ao Dantas, como Paulo Henrique Amorim, Marco Aurélio Garcia, etc… “Onde há fumaça há fogo”

  2. Carlos Eduardo Moura disse:

    Wilmair, estamos falando de jornalismo em revista, ou seja, altamente interpretativo e opinativo. Não estamos aqui falando de “hard news”.

    É fácil falar que “os leitores (de Veja) não reclamam por não possuir inteligência intelectual para isso”. Olha como você é arrogante com essa frase. E os leitores de CartaCapital, por exemplo? Também não e reclamam das posições da revista por “não possuírem inteligência intelectual”?

    Que denúncios háentre a Veja e o Daniel Dantas? Você não explica direito… e as teses do Nassif são pra lá de malucas. A revista bem batendo sistematicamente em Dantas, inclusive o Mainardi com os seus “Obas” quando ele foi preso.

    Como é que se defende alguém lançando “obas” à sua prisão? Me explica que eu quero entender.

    Abraços.

    Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s