Notas futebolísticas

1
Dunga acertou na escalação do Brasil que entrou em campo contra o Chile, no último domingo. Temos sempre que dizer o quanto o ex-volante e técnico é medíocre, mas não se pode dizer que tenha feito bobagem neste último jogo.

Na defesa, fez o de sempre: dois zagueiros e dois laterais, que sobem só um pouquinho e revezados; no meio, mudou um pouco: jogou com dois volantes (em vez de três) e jogou com dois jogadores criativos, Diego e Ronaldinho Gaúcho, embora o ex-santista tenha ficado mais recuado e ajudasse na marcação, enquanto o ex-jogador do Barcelona subia mais e jogava na ponta-esquerda. No ataque, Luís Fabiano mais à frente e Robinho vindo de trás.

2
Dunga também acertou ao tirar Ronaldinho do time. Fiquei me perguntando se ele faria isso, mas teve coragem e fez. Palmas pra ele. Dá dó ver Ronaldinho jogar: não corre, não dribla, não dá um passe em profundidade. Precisa emagrecer e voltar a correr mais…

3
Dois destaques individuais na partida: Luís Fabiano e Robinho. O primeiro jogou muito bem, fazendo dois tentos e dando passe pro gol de Robinho, que costuma jogar bem com a seleção, mas peca em algumas jogadas e não tem chute forte. Aliás, se ele quiser ser o melhor jogador do mundo, como diz por aí, precisa fazer mais musculação nos cambitos e chutar forte. Aqueles chutinhos dele não são de nada.

4
Gilberto Silva deveria nunca mais jogar pela seleção (junto com Kleber). Josué ainda dá um caldo, rápido e cirúrgico em algumas roubadas de bola. Mas eu ainda acho que Hernanes será o grande nome dessa posição em pouco tempo, e não o super-estimado Anderson.

5
Lula fez a crítica certa à seleção, ou seja, que eles eram um bando de vagabundos que não correm quando perdem a bola e não mostram raça em campo. No domingo, o time jogou diferente. Precisa haver sempre essa pressão em cima pra mostrar raça? Bando de vagabundos!

Agora, não acho que Lula saiba mais de futebol do que Dunga. A mediocridade se equivale, nesse caso; tenho quase certeza.

6
Passada a turbulência, acho que Dunga será o técnico do Brasil na próxima Copa do Mundo. Infelizmente, a cada dia tenho mais certeza disso. Fazer o quê…?

7
Eu ainda acho que o melhor esquema tático para o Brasil é outro, um 3-5-2 – mas agora estou com preguiça pra escrever mais…

Esse post foi publicado em Brasil, Esportes, Futebol. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

