A crise nos EUA

Acho o liberalismo econômico um troço bem bacaninha. Tem muita gente por aí falando besteira, como se o “receituário neoliberal” tivesse levado à crise atual nos EUA.

Por outro lado, sou também favorável ao Estado. Não entro no Fla x Flu que muitos colocam, do tipo “Ou Estado ou Mercado”.

O Estado precisa existir, é óbvio isso, mas muito mais como regulador. Os críticos que estão falando besteira acreditam que os liberais pregam apenas o “mercado livre”, zero de Estado. Não é bem assim.

O Estado tem de regular o mercado. Tem de haver regras claras para o jogo. O mercado não se regula sozinho, em muitos dos casos. Há corrupção, lobbies, falcatruas etc. e tal.

E sobre a ajuda do Fed aos quebrados, me parece meio óbvio que isso tem de acontecer. É essa ajuda – com dinheiro público, sim – ou um possível efeito dominó e quebradeira geral. E quem perderia mais, no fim das contas, seriam os cidadãos, pois não – haja vista que o setor é fundamental para o bom funcionamento da economia em geral.

É fácil criticar a ajuda. “Ah, os bancos falidos que se fodam”. Sim, concordo; muitos perderão muita grana, mesmo com a ajuda. Mas seria pior sem – e pra todo o mundo, literalmente. Até os chineses (na teoria, bem na teoria, comunistas) estão torcendo para que o mercado americano se recupere.

Ainda no Estado x Mercado
Prefiro muito mais uma empresa privada prestando serviços para mim do que um órgão estatal que atue em monopólio. No setor privado, há metas, há concorrência, há maior preocupação em prestar bons serviços (ainda que isso nem sempre aconteça).

Existem exceções? É claro que sim. Isso não é regra. Só para mentes binárias é que isso existe. Eu mesmo sou cliente do Banco do Brasil, por exemplo. Agora imagina se apenas o Banco do Brasil pudesse atuar no mercado. Seria uma tragédia.

Sr. Boo, não vai me vá bater pesado em mim, ok? Educação, classe e gentileza nos possíveis comentários. Hahah.

Anúncios
Esse post foi publicado em Economia, Mundo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s