Quem é o melhor do mundo?

Cristiano Ronaldo foi eleito nesta última segunda-feira o melhor jogador do mundo em 2008, prêmio que computa votos de todos os treinadores e capitães de seleções do mundo e entregue pela Fifa desde 1991, quando o ganhador foi o alemão Lothar Matthäus.

Gosto do futebol de Ronaldo: é veloz, chuta bem de fora da área, tem boa movimentação pelos dois lados do campo, além de ser bom cabeceador e driblador. Seu defeito era fazer muitas firulas nas pontas do campo, longe do gol. Quando passou a ser mais objetivo, o resultado apareceu. Na temporada passada, marcou 46 gols (42 pelo Manchester United e quatro pela seleção de Portugal), além das inúmeras jogadas e assistências para gol.

Além disso, seu time foi o campeão local (inglês), continental (Champions League) e mundial. Na Premier League e na Champions League, Ronaldo foi o artilheiro, com 31 gols (em 34 jogos) e 11 gols (em 14 jogos), respectivamente.

Só em termos de comparação: seus rivais mais badalados, Messi e Kaká, não conseguiram muita coisa com seus times. O Barcelona deixou escapar vergonhosamente o título espanhol para o Real Madrid e foi eliminado pelo Manchester nas semifinais da Champions. Já o Milan terminou o Calcio em quinto lugar, sem conseguir a classificação para o torneio intercontinental (onde foi despachado pelo Arsenal nas oitavas-de-final). Messi e Kaká podem até ter outras qualidades que o português não tem, mas na temporada passada não teve pra ninguém.

Eleger o melhor do mundo não é coisa fácil em futebol. Levam-se em conta muitos fatores, entre eles o fato de o time ter sido vencedor ou não na temporada (mas não só). Tivesse o Manchester caído perante o Chelsea (no inglês e na taça continental), Cristiano Ronaldo teria sido eleito o melhor do mundo? Talvez sim. Vale lembrar que quando Ronaldo Fenômeno foi eleito o melhor do mundo, em 1997, a Inter de Milão não ganhou grande coisa, apenas a Copa da Uefa.

E, sim, vamos lembrar que o português perdeu dois pênaltis na Champions League: um contra o Barcelona e outro contra o Chelsea, na decisão por pênaltis. Sortudo, ainda por cima.

Dunga e Maradona
Dunga e Maradona, ambos técnicos de seus países, votaram em Cristiano Ronaldo como o melhor, mas o que chama mais a atenção é o fato de não terem votado ou em Messi ou em Kaká – vale lembrar que a Fifa não permite que o técnico ou capitão votem em jogadores de suas seleções.

Dunga votou em 1. C. Ronaldo, 2. Fernando Torres (espanhol), 3. Arshavin (russo). Maradona foi de Maradona 1. C. Ronaldo, 2. Ibrahimovic (sueco), 3. Arshavin.

O veto de Maradona a Kaká talvez tenha até sentido: Kaká ficou boa parte do tempo machucado e realmente não brilhou. Mas não votar em Messi eu sinceramente não vejo explicação.

Fernando Torres fez sem dúvida uma boa temporada, com o título da Eurocopa (fez o gol da final), assim como Messi, que conquistou as Olimpíadas jogando muito – Dunga deve ter levado isso muito em conta na hora de votar.

Anúncios
Esse post foi publicado em Esportes, Futebol, Mundo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Quem é o melhor do mundo?

  1. Pingback: Lothar Matthaeus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s