As minhas Copas do Mundo – 1990

(Decidi, sabe-se lá porquê, escrever sobre as minhas lembranças das Copas do Mundo. Tenho relembrado com certa frequência alguns episódios da minha infância de criança pequena lá em Barbacema. Estava esses dias assistindo à uma entrevista do Lazaroni, quando comecei a lembrar de coisas e mais coisas nos tempos de Copa. Aqui vai o primeiro texto, da Copa de 90. Vou escrevendo tudo sem revisar e vou postando aqui; não ligue se encontrar alguns errinhos ou repetições.)

A Copa que eu não lembro de quase nada
Tenho vagas lembranças da Copa do Mundo de 1990. Em uma delas, lembro das ruas pintadas com bandeiras do Brasil. Lembro que eu adorava andar de bicicleta pelas ruas desertas, depois dos jogos – ia de rua em rua e ficava contornando as linhas da bandeira. Havia também muitas bandeirolas penduradas nas casas. Em algumas, os moradores chegavam a pintar a frente da casa de verde e amarelo. Hoje isso me parece totalmente surreal, mas na época era legal.

Não lembro de ter assistido a nenhum jogo. Lembro vagamente de ver um grupo assistindo à final e depois comemorando a vitória da Alemanha. Aliás, sobre a Alemanha, lembro de ficar matutando, ao ver as figurinhas da Copa, porque diabos era Alemanha Ocidental e não simplesmente Alemanha. Aos 8 anos, me soava estranho um país dividido em dois – embora o muro de Berlim tivesse caído um ano antes.

Deve ter sido meio chato pra turma limpar as ruas e recolher as bandeirolas depois da derrota do Brasil para a Argentina, com passe de Maradona e gol de Caniggia. Tão chato que as ruas ficaram pintadas ainda durante muito tempo.

Uma coisa eu me lembro claramente: todo mundo falava mal do Lazaroni, o técnico do Brasil. Era uma esculhambação geral.

Se algum dia eu resolver voltar para visitar Balsas, no interior do Maranhão, cidade na qual eu morava (à época, com uns 15 mil habitantes), com certeza vai ser em tempo de Copa do Mundo. Levarei uma bicicleta para reviver os velhos tempos.

Esse post foi publicado em Egotrip, Esportes, Futebol. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

